sábado, 30 de junho de 2012

Recorre à meditação Joanna de Ângelis

O homem que busca a realização pessoal, inevitavelmente é impelido à interiorização. 


Seu pensamento deve manter firmeza no ideal que o fascina, e a fé de que logrará o êxito impulsiona-o a não intimidar-se diante dos impedimentos que o assaltam na execução do programa ao qual se propõe. 


A meditação torna-se-lhe o meio eficaz para disciplinar a vontade, exercitando a paciência com que vencerá cada dia as tendências inferiores nas quais se agrilhoa. 


*
Meditar é uma necessidade imperiosa que se impõe antes de qualquer realização. 


Com esta atitude acalma-se a emoção e aclara-se o discernimento, harmonizando-se os sentimentos. 


Não se torna indispensável que haja uma alienação, em fuga dos compromissos que lhe cumpre atender, face às responsabilidades humanas e sociais. Mas, que reserve alguns espaços mentais e de tempo,  a fim de lograr o cometimento. 


*
Começa o teu treinamento, meditando diariamente num pensamento do Cristo, fixando-o pela repetição e aplicando-o na conduta através da ação. 


Aumenta, a pouco e pouco, o tempo que lhe dediques, treinando o inquieto corcel mental e aquietando o corpo desacostumado. 


Sensações e continuados comichões que surgem, atende-os com calma, a mente ligada à idéia central, até conseguires superá-los. 


A meditação deve ser atenta, mas não tensa, rígida. 


Concentra-te, assentado comodamente, não, porém, o suficiente para amolentar-te e conduzir-te ao sono. 


Envida esforços para vencer os desejos inferiores e as más inclinações. 


Escolhe um lugar asseado, agradável, se possível, que se te faça habitual, enriquecendo-lhe a psicosfera com a qualidade superior dos teus anelos. 


Reserva-te uma hora calma, em que estejas repousado. 


Invade o desconhecido país da tua mente, a princípio reflexionando sem censurar, nem julgar, qual  observador equilibrado diante de acontecimentos que não pode evitar. 


Respira, calmamente, sentindo o ar que te abençoa a vida. 


Procura a companhia de pessoas moralmente sadias e sábias, que te harmonizem. 


Dias haverá mais difíceis para o exercício. O treinamento, entretanto, se responsabilizará pelos resultados eficazes. 


Não lutes contra os pensamentos. Conquista-os com paciência. 


Tão natural se te tornará a realização que, diante de qualquer desafio ou problema, serás conduzido  à idéia predominante em ti, portanto, a de tranqüilidade, de discernimento.


*
Gandhi jejuava em paz, por vários dias, sem sofrer distúrbios mentais, porque se habituara à meditação, à qual se entregava nessas oportunidades. 


E Jesus, durante os quarenta dias de jejum, manteve-se em ligação com o Pai, prenunciando o testemunho no Getsémani, quando entregue, em meditação profunda, na qual orava, deixou-se arrastar pelas  mãos da injustiça, para o grande testemunho que viera oferecer à Humanidade.



FRANCO, Divaldo Pereira pelo Espírito Joanna de Ângelis.Momentos de Meditação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário