sábado, 9 de abril de 2011

Reflexões de uma cristã

 
   O mal não existe,o que existe é a ignorância de nós mesmos.Aqueles que se julgam vítimas do mal alheio,são vítimas de sua arrogância e prepotência,pois nenhum mal nos atinge quando seguros de nós mesmos sabemos quem somos e o que queremos.Não existe inocência,mas falta de maturidade em reconhecer-se em um mundo em transformação,então cada um acaba julgando mais o que compreendem como erros alheios ao invés de perceberem seus próprios erros.Prepotente são todos que se acreditam como parte unicamente material desse mundo,negando as coisas do espírito.Nada do que nos acontece surge do acaso,mas buscamos,seja por nossa insegurança,má vontade ou pobreza de espírito.


O mal é simplesmente ausência do bem, a raiva não é o inverso do amor, mas sim o amor que adoece, depois de implorar o amor do outro,quando lhe é negado se sente no direito de perseguir,odiar e transgredir as leis de amor que existem.
Pessoas que dizem que não se importam com a indiferença,são as que mais se importam,pensam no que queriam e no que o outro não lhe deu,atenção,amizade,amor.Ego ferido perturba a si mesmo,não perturba a quem deseja a paz em si.
Assim diz Joana de Angelis:
   “O ser é manifestação do Pensamento Divino, que o criou para a vigorosa realização de si mesmo”.
O que julgamos ser o mal que o outro nos faz, é nada mais que o mal que existe dentro de nós, só nos abalamos devido as carências que existem em nós, e julgamos que o outro tem a obrigação de preencher-nos.Não nos doamos,ou então doamos apenas o que queremos de volta,isso acontece em todas as relações,mas principalmente nas amorosas,onde o outro tem que fazer o que queremos,o que desejamos,doando  a atenção exclusiva a que sentimos que por direito nos pertence.
Algumas pessoas mantém  tendências para o masoquismo, mantendo hábitos mentais geradores de padecimentos, de conflitos.
Assim diz a sabedoria do espírito iluminado de Joana:
 “Vive a idéia constantemente, desejando que o outro esteja sofrendo o que sofre, então sofre duas vezes,por si e pelo outro.Conserva conceitos destrutivos a respeito das pessoas,conceitos esses que carrega em si mesmo.Torna-se assim vítima destrutiva de si mesma,desse pessimismo espontâneo,que sustenta no campo das idéias,estabelece padrões negativos a respeito das situações e das pessoas ,não alterando a forma de pensar nem de agir,assim vivendo sob o estigma do mau humor,das insinuações malsãs.”
Aos que buscam a  paz,a primeira  regra seria o perdão a si mesmo,nunca viveremos em paz se continuarmos a viver aquelas culpas profundas,depois perdoe ao próximo ,quando negamos o perdão temos culpa dentro de nós,sentimento de inferioridade,proponha-se a autoestima,o autorrespeito ,a autoconsidração.
Neste blog há leituras edificantes que podem ajudar qualquer pessoa a encontrar sua paz,sintam-se a vontade rancorosos,amargurados ,falsas vítimas que se julgam acima do bem e do mal,encontrem em anjos sublimes palavras de conforto para sua alma doente.A alegria não está no que é passageiro,mas no que é eterno que são as coisas do espírito,Deus é felicidade,é paz.Quando compreendermos isso sinceramente, encontraremos a verdadeira felicidade.

 O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO - ALLAN KARDEC
CAPÍTULO VII: BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO
QUEM SE ELEVAR SERÁ REBAIXADO - ITENS 3 , 5 e 6
...”  Muitos de seus ensinos nem foram bem entendidos, mas puderam ser vivenciados e divulgados, pela lembrança das situações vividas e pelas parábolas simples que contava.
           Nesta, que estamos estudando, percebemos que Jesus não estava ensinando regras de etiqueta aos convidados a uma festa ou a um jantar, nem exaltando a vaidade ou a humildade fingida dos convidados.

Quis ele ressaltar, uma vez mais, o valor e a necessidade da humildade para alcançar-se o reino dos Céus. O ponto principal deste ensino está na última frase: "Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado."

Quem se exalta, quem se põe em evidência, quem se julga melhor, ou superior a outros, quem se vangloria, será humilhado, ou seja, desacreditado, menosprezado, rebaixado.

Onde e quando? No seu viver em mundos inferiores, como a Terra, sofrendo as constrições desses mundos, enquanto não desenvolver as qualificações nobres que abrirão as portas do reino dos Céus.
           Por quem? Pelo funcionamento das leis divinas - lei das reencarnações e lei de causa e efeito - que dão a cada um segundo suas obras - porquanto seu desenvolvimento espiritual é a finalidade maior do viver em mundo materiais.
           Não há tribunais, julgamentos fora da consciência de cada um, que coloca o ser no lugar exato da sua condição espiritual.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário