quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Em busca da paz interior

Quando o cordão umbilical que nos liga à mãe natureza é cortado, começamos a preterir os instintos para agir racionalmente. Então passamos a incorporar ao nosso estilo de vida uma série cada vez maior de hábitos e costumes prejudiciais à saúde...


Esse quadro é muito difícil de ser revertido porque o homem moderno é extremamente solicitado e assume cada vez mais compromissos. Conclusão: quase não sobra tempo para estar consigo mesmo e refletir sobre o seu projeto de vida.


Ao mesmo tempo, procuramos usufruir os prazeres que a vida nos oferece, mas lutando contra o tempo que escoa cada vez mais rápido. Temos momentos alegres e tentamos ser felizes através de realizações ambiciosas ou da conquista de bens materiais. Muitos, até, aceitam imensos sacrifícios e correm riscos para chegar ao topo. Mas, quem conseguiu atingir suas metas, em geral, constataram que a felicidade não se encontra lá.


Em meio a tanta confusão, muitos estão à procura de novos referenciais para enriquecer de sentido as suas vidas. Mas não existem modelos prontos; esses referenciais estão dentro de cada um...

Muitos questionam: como buscar a paz quando nosso mundo interior vive tumultuado e cheio de conflitos?


Aí é que está a questão. Nosso mundo interior é invariavelmente calmo. O que vive em estado de agitação e confusão é apenas a nossa mente. Portanto, para encontrar a paz interior, devemos mergulhar profundamente dentro de nós. As tempestades agitam apenas a superfície; na profundidade, as águas são serenas e silenciosas.

Assim sendo, a agitação mental é a primeira barreira a ser vencida para realizar uma viagem ao mundo interior.



(Texto de Wanderley Pires, do livro “Qualidade de Vida” – ed. Komedi)

Um comentário:

  1. Estou em busca dessa paz,que ilumina nosso interior e nos ensina a valorizar o simples ,o calmo e mesmo o pouco.A correria do dia a dia não nos oferece opções,apenas atrapalha,fere,machuca a nós e a que amamos pela falta de tempo.

    ResponderExcluir