domingo, 26 de setembro de 2010

Hoje pela manhã,ouvi o q eu não esperava que fosse ouvir.Pensava comigo que o problema fosse desinformação,mas não, o problema é de aceitação mesmo.Não chorei,apesar de ficar chocada.A doença se torna mais bem tratada quando aceita não é mesmo?Se a resposta for não,prefiro então o silêncio.
Nunca compreendi certos comportamentos que ela tinha,coisas que dizia pra mim,que ora me deprimiam,ora me deixavam com ódio.Mas de certa forma mudou,pois passei a enchergar com um olhar diferente e as dores dentro de mim assim vão se resolvendo,doendo um pouco menos,cicatrizando...
A conversa corria solta,falávamos de Clarice Lispector,contei-lhe dos blogs de pessoas com o transtorno que encontrei,dos posts que li ,tentando quem sabe uma aproximação do tipo:"Oi!!Tô procurando deixar um pouco da burrice tá,então falemos abertamente".Mas a negação  veio e eu ouvi:"Eu não sou bipolar,ainda bem,pois são todos loucos.'
Então a BIPOLAR sou eu!Já estou começando a achar que estou dando murro em ponta de faca,aliás pensando em cuidar de mim e parar de me preocupar,.Quer seguir o tratamento? Siga, se não o problema não é meu,já parou com a terapia mesmo.Então?Por que devo me preocupar,chorar,me deprimir quando a vejo em crises psicóticas,delirando .Não!!!!!!!!!!!!!
E o compromisso como que fica?Compromisso firmado por mim,que minha consciência cobra o tempo todo.Mas e eu?Minha vida?Meus sonhos?Se ela não quer,o querer tem que ser meu?
Tive síndrome do pânico ano passado,se eu não fosse atrás de tratamento ninguém iria pra mim não.Não tenho tireóide preciso tomar a medicação todos os dias da minha vida , pra sempre .Não posso me permitir ser mimada e dizer, não quero e não vou  mais tomar a medicação.Preciso fazer o exame de dosagem de hormônio religiosamente a cada seis meses.Eu vou faço tudo direitinho,ninguém precisa me mandar ir!Então o que eu faço com ela?Só prece será que funciona?O pior é que me dá uma raiva tão grande,vontade de gritar  .Mas , adiantaria?
Ter que ouvir isso depois de 3 meses vendo-a em crise todos os dias,falando de tudo que vinha á sua cabeça,me agredindo como me agredia.Vontade de sumir ,e não dar o endereço.Que se vire,faça o que quiser ,continue se colocando como vítima ,é mais cômodo,dá muito menos trabalho.
Quando não estou bem,meu marido fala:"Levanta,reaja,pare de frescura,vá atrás de se cuidar que passa,ficar parada esperando a solução cair do céu não aidianta não".Ainda bem!Ele não me adula,ao contrário, me faz reajir na marra,assim  eu penso mais  e faço a minha parte.Esses dias ele me olhou e perguntou se eu não  estava mais me olhando no espelho,pensei comigo," tô me descuidando".
Ficar no papel de vítima como ela se faz é fácil,colocar a culpa sempre em mim e no meu padrasto:"Vocês me deixam doente".Esses dias meu padrasto lhe disse que se o problema dela somos nós,então para ela com certeza o melhor é  ficar sozinha .
Só digo à vocês,não sei se ler está me ajudando ,pois ela não se ocupa em se ajudar,foge da situação como quem foge de um fantasma.Lavarei minhas mãos,ela faça o que quiser.

Um comentário:

  1. Não se estresse, não se preocupe, sua parte vc ta fazendo!
    Cada um tem seu tempo e ninguém melhor que q a pessoa que está passando pelo problema para saber qual o tempo mais propício... Não vale a pena forçar, mesmo que indiretamente as pessoas a fazerem coisas com a qual não se sentem a vontade!
    No momento certo, td se resolve ;)
    Um beijo... LUZ =*

    ResponderExcluir